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segunda-feira, 5 de junho de 2017

Ensinar a identidade terrena

O educador, pensador, antropólogo, sociólogo e filósofo Edgar Morin é o responsável pela sistematização de um conjunto de reflexões cujo objetivo é servir como ponto de partida para se repensar a educação do século XXI. Formado em Direito, História e Geografia, Morin é autor de mais de trinta livros, entre eles O método (6 volumes), Introdução ao pensamento complexoCiência com consciência e Os sete saberes necessários à educação do futuro.

A reflexão que originou o texto sobre Os sete saberes necessários à educação do futuro teve início por iniciativa da UNESCO, em 1999. Uma primeira versão do texto circulou pelos líderes educacionais de diversos países que acrescentaram comentários, sugestões e remanejamentos, até que em 2001 foi finalizado e publicado por Morin.

O resultado foi um conjunto de reflexões e descrições de eixos e caminhos para todos os que pensam e fazem educação, introduzindo novos e criativos debates sobre a educação para o Século XXI.

Os sete saberes indispensáveis enunciados por Morin são:

  • As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão
  • Os princípios do conhecimento pertinente
  • Ensinar a condição humana
  • Ensinar a identidade terrena
  • Enfrentar as incertezas
  • Ensinar a compreensão
  • A ética do gênero humano

Renata Amaral.

expansão , que implica em um amplo ininterrupto autoconhecimento que se modificará a prática naturalmente. A consciência terrestre será então expandida.

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