Fernando Hernández: doutor em Psicologia e professor de História da Educação Artística e Psicologia da Arte na Universidade de Barcelona. Há tempos em sua carreira, se dedica a lutar pela inserção dos projetos didáticos na escola.
O professor deve deixar o papel de “transmissor de conteúdos” para se transformar em um pesquisador e o aluno por sua vez passa a ser o sujeito do processo ensino aprendizagem.
Para Hernandez um projeto “todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”.
Em um projeto de trabalho os próprios educandos começam a participar do processo de criação, procurando respostas e buscando soluções.O professor nunca estará sozinho, pois o projeto de trabalho é coletivo e se fundamenta em pesquisa.
E ainda complementando, para o autor a organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem.
Aula dia : 20/03/2017
Juliana Bibiano
Nenhum comentário:
Postar um comentário