Compreender é muito mais do que reproduzir informações, mais do que uma habilidade de rotina automatizada. Um aluno que, por exemplo, habilmente resolve questões de física pode não entender nada de física. Responder as perguntas propostas acima é questão fundamental nessa obra, e não se trata de tarefa difícil e complexa, porém repleta de implicações.
Compreender é muito mais do que reproduzir informações, mais do que uma habilidade de rotina automatizada. Um aluno que, por exemplo, habilmente resolve questões de física pode não entender nada de física.
Podemos dizer que compreensão é "a capacidade de pensar e agir de maneira flexível com o que se sabe. Dito de outro modo, é uma capacidade de desempenho flexível" (PERKINS, 2007, p. 37).
Compreender significa nada mais que ter um desempenho flexível com um tópico, ou seja, explicar, justificar, extrapolar, relacionar e aplicar de maneiras que vão além do conhecimento e da habilidade de rotina.
Desse modo, entendemos que desempenho de compreensão vai além da repetição e da rotina: é sempre algo que nos leva mais adiante.
É preciso entender o que uma visão de compreensão como desempenho recomenda. As pessoas, na maioria das vezes, costumam se referir a alcançar a compreensão como uma questão de "captar algo" ou "coisas se encaixando". Essas observações remetem à ideia de compreensão apenas como percepção e reduzem decididamente a ideia de aprendizagem.
Ana Carolina
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