JOGOS QUE ESTIMULAM A APRENDIZAGEM
Brincar é a profissão, por excelência, dos mais pequeninos. Porquê? Porque as brincadeiras estimulam as crianças na aprendizagem de novas competências, estimulam a criatividade, o desenvolvimento cognitivo, socioafetivo e motor.
Os pais podem desempenhar um papel fundamental nas brincadeiras dos seus filhos, promovendo jogos e actividades diversos que estimulam o seu desenvolvimento cognitivo. Seguem algumas sugestões de atividades para desenvolver com o seu filho até aos seis anos de idade.
MÚSICA (0 A 1 ANO)
Ponha um CD e dance com o seu bebé e cante. Pode também por o bebé a tocar a sua própria música, com um tambor, maracas ou mesmo com uma panela e colher de pau.
JOGO DOS NOMES (0 A 2 ANOS DE IDADE)
Sente o bebé no seu colo virado para si. Toque em diversas partes do seu rosto e vá dizendo, repetidamente, os nomes (Isto é…). Pegue na mão do bebé e faça tocar o seu nariz e boca alternadamente. Diga os nomes (Isto é a boca da mamã). Repita isto com todas as partes do rosto.
LETRAS AO PEQUENO-ALMOÇO (2 A 6 ANOS DE IDADE)
Aproveite os longos pequenos-almoços de fim-de-semana para ensinar ao seu filho as primeiras letras. Mostre e faço-o identificar, por exemplo, letras do seu nome na embalagem dos cereais de pequeno-almoço, no frasco da compota ou na embalagem do leite.
O QUE FALTA? (2 A 3 ANOS DE IDADE)
Arranje um grupo de objetos, como um garfo, faca e colher, um conjunto de bolas de cores diferentes, o champô, espoja e toalha, peças de fruta, etc. e disponha-os num prato ou tabuleiro. Diga ao seu filho para fechar os olhos e retire um dos objectos. A criança terá que adivinhar que objecto retirou. Com as crianças mais velhas poderá utilizar conjuntos maiores. Antes de jogar poderá pedir à criança para nomear todos os objectos do conjunto.
O DETETIVE (3 A 5 ANOS)
Jogo ideal para quando se está à espera. Pode ser jogado em casa, salas de espera, restaurantes, etc. Escolha uma categoria como uma forma ou cor. Devem procurar, à vez, exemplos dessa categoria no espaço que os rodeia. Á medida que o jogo avança poderá encontrar mais e mais exemplos dessa categoria.
NÚMEROS (3 A 5 ANOS)
Esta actividade desenvolve as competências de numeracia. Em casa, olhem à volta e identifiquem grupos de itens, como cinco quadros, dois tapetes, oito lápis, etc. Poderá também pegar em dez copos de papel e contá-los, adicioná-los, subtraí-los e mesmos dividi-los.
FAZER PULSEIRAS E COLARES (A PARTIR DOS 3 ANOS)Necessita de fio e contas. Pode comprar contas ou utilizar massa, pintada ou não. A ideia é fazer colares ou pulseiras. Pode-se fazer sequências de formatos, tamanhos ou cores de contas ou massa.
COMBINAR PARES (DOS 3 AOS 5 ANOS)
A ideia consiste na criança encontrar o par de um objecto seleccionado. Pode ser de uma meia, de um sapato, de um lápis, de um candelabro, de um copo, prato, etc. Pode também arranjar, por exemplo, uma versão maior ou mais pequena do objecto tendo a criança que encontrar o par.
Nenhum comentário:
Postar um comentário