Edição de textos colaborativa em tempo real
Como de costume com as ferramentas que recebem o título de "a solução definitiva", há um porém, na forma de um detalhe importante: não existe ainda uma forma consolidada de colocá-la em prática que se adeque à maioria dos casos de uso comuns, e as implementações existentes têm suas restrições, geralmente impostas pelos limites de velocidade de comunicação entre os computadores participantes.
Uma demanda antiga
O conceito de edição de textos colaborativa em tempo real foi apresentada ao público pela primeira vez em 1968, ainda na pré-História da computação desktop. Exposto em um evento de informática realizado em San Francisco, ele foi ladeado na mesma ocasião pelos conceitos de outras tecnologias que já viraram lugar-comum, como vídeo-conferências, correio eletrônico e hipertexto.
Ao contrário das demais tecnologias mencionadas na ocasião, entretanto, a edição de textos colaborativa em tempo real não teve o mesmo desenvolvimento acelerado nas décadas seguintes – possivelmente porque a maior parte das aplicações práticas de edição de textos por equipes de trabalho pode ser atingida pela edição de textos colaborativa assíncrona, muito mais simples de implementar e que remove da equação apenas o aspecto do tempo real: no modo assíncrono é perfeitamente possível editar documentos coletivamente, mas apenas um usuário por vez detém o acesso para modificação no documento.
Colaboração ordenada
Existem vários casos bem-sucedidos e conhecidos de edição colaborativa em modo assíncrono que alcançaram a popularidade e atendem bem aos seus casos de uso específicos.
A Wikipédia provavelmente é o exemplo mais notório, e implementa o conceito de maneira completa: todos os usuários têm acesso permanente à versão corrente dos documentos, mas para garantir a integridade, quando 2 deles estiverem editando o mesmo capítulo ou trecho de documento, o primeiro que o gravar impedirá automaticamente que o outro sobreponha suas modificações – o que certamente não é a forma mais amistosa de resolver a questão.
Mas cada estratégia de lidar com edições simultâneas tem suas vantagens e desvantagens, e este tipo de controle ou restrição é implementado na Wikipédia (e similares) via técnicas bem conhecidas, vastamente estudadas na computação graças às demandas do variado conjunto de aplicações que exigem sincronização.
A maneira mais comum é pela operação de travamento de arquivo, em que o fato de um usuário ter aberto um documento para edição ou alteração automaticamente comanda uma indisponibilidade do mesmo para todos os demais usuários realizarem a mesma operação, até que esta se complete.
Existe também a categoria de softwares chamados Sistemas de Controles de Versão, tipicamente associada ao processo de desenvolvimento de software, e cujo funcionamento está relacionado ao conceito: sua principal tarefa é permitir garantir que a cópia de um trecho de um projeto que está nas mãos de cada um de seus participantes individuais corresponde à versão mais recente, e que as modificações e melhorias nela efetuadas possam se refletir na versão oficial e ser replicadas nas cópias de todos os demais participantes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário